sexta-feira, 2 de maio de 2014

O lado esquerdo materno

Quando nos tornamos mães fazemos muitas coisas instintivamente. Porque os livros não nos ensinam tudo, porque não vivemos rodeadas de pediatras e enfermeiras e porque mais cedo ou mais tarde iremos ficar sozinhas com eles. E se com um tudo nos parece muito difícil, com dois a dificuldade é ao quadrado.
Umas das coisas mais instintivas que nós mães fazemos é segurar os nossos filhos do nosso lado esquerdo. Porque será? Todas nos perguntamos! Claro que a explicação mais "quentinha" é que este é o lado do coração e que por isso deitamos os nossos filhos desse lado para nos sentirem, para os acalmarmos, para que eles oiçam o nosso coração. Mas e quando não são nossos filhos? Porque o fazemos? E eu faço-o com outros bebés... ainda ontem o pude constatar quando segurei na bebé H. Mesmo com as minhas pipoquinhas isso aconteceu. Achava muito engraçado quando as dava às avós para segurarem nelas e elas me diziam " desse lado não, não consigo, tem de ser do lado esquerdo"
Engraçado que ainda hoje isso acontece e as pipoquinhas já não são bebés, mas quando pego nelas e do lado esquerdo que as aconchego... A menos que tenha de pegar nas duas.




Um comentário:

  1. Esta vendo como a natureza é perfeita, ja viu como você como mãe pela primeira vez, sabe e ja pode exprimir sentimentos de como ser mãe é uma dadiva maravilhosa em que só nos mulheres podemos sentir e amparar e proreger nosos filhos.
    É assim mesmo o nosso lado esquerdo.
    Beijos

    ResponderExcluir