quarta-feira, 25 de março de 2020

Rotinas da quarentena

Somos uma família de 5 pessoas. Dois papás em teletrabalho, 2 pipocas com aulas do 3. ano via Skype e um príncipe com tarefas que a sua educadora lhe envia todos os dias e para as quais precisa de ajuda de um crescido. Quando tudo isto começou, instalámos o PC do pai e os das gémeas na mesa da sala para trabalharem. Com a chegada da mãe tivemos que alterar o projecto. Decidimos que precisávamos de lhe arranjar um espaço para as aulas e trabalhos. Trouxemos a mesa da cozinha e arranjamos um cantinho para elas.
Elas acordam todos os dias as 9h para terem tempo para tomar o pequeno almoço, pentear, lavar os dentes e vestir (para isto às vezes já não têm tempo, mas fazem depois da aula). Achamos que é importante que se vistam, mesmo que seja calças de fato de treino e sweatshirt para tentarmos manter a normalidade. Tentamos que ninguém ande de pijama.
Quando acabam as aulas fazem as camas delas. E brincam. Depois do almoço há trabalhos para fazer, algumas vezes com a ajuda dos pais. Os pais estão em teletrabalho mas ajudam sempre que conseguem e elas sabem que por vezes têm que estar mais silenciosas porque o pai tem muitas reuniões e a mãe tem um trabalho que lhe exige muita atenção.
Nalguns dias depois do trabalho de todos fazem ginástica com o pai, noutros fazem zumba com a mãe. Claro que não aguentam muito tempo, mas vão gastando energia.
Sempre que conseguimos vamos um bocadinho até às varanda apanhar um bocadinho de ar puro e sol. Ouvir o silencio e o canto dos passarinhos. Brincam com os Legos, fazem bolas de sabão, vestem e despem Barbies.
Quando tudo isto começou fizemos uma tabela com tarefas e brincadeiras para cada dia da semana. Claro que há dias que não fazem nada do planeado porque demoram mais tempo a fazer os trabalhos, e noutros dias cumprem o plano. A tabela é mesmo isso... um plano, um guia para nos podermos orientar e tentar que elas não fiquem vidradas o dia todo na televisão. Aliás a televisão só tem sido ligada ao final do dia :)
E ainda temos o pequenino com as suas tarefas. Todos os dias um de nós arranja um bocadinho do seu tempo para o ajudar nas suas tarefas. A mãe até faz as fichas à mão porque não temos tinteiros. (Raios... nunca mais deixo acabar os tinteiros). Logo eu e a minha falta de jeito para trabalhos manuais.
Se é fácil??? Não. Tentamos... eu e o meu marido. Tentamos fazer o nosso melhor porque eles são a nossa vida e nós queremos que eles passem por isto o mais serenamente possível!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário