terça-feira, 14 de janeiro de 2014

O post de hoje não foi escrito por mim... mas bem podia ser!

Li e revi-me em quase todos os aspectos...

Retirado de:

http://www.justrealmoms.com.br/as-10-coisas-que-as-maes-de-gemeos-mais-ouvem/

1) Você tem gêmeos na família ou foi tratamento?
Essa é realmente a pergunta número 1!!!! Absolutamente TODO mundo pergunta! A verdade é que você pode não ter gêmeos na família, não ter feito tratamento e ficar grávida de gêmeos. No meu caso, fiz tratamento e não tinha problema nenhum em falar, sou totalmente bem resolvida neste ponto. Mas, muitas mães não se sentem à vontade com esse tipo de pergunta e eu as entendo completamente!

2) Você sabe que não terá mais vida, né?
Nossa, muito obrigada por me animar… Quando se está grávida de gêmeos, além de ficar ansiosa para conhecer o mundo novo da maternidade (no meu caso foram os primeiros filhos), fica-se também com medo do que a espera… Ou seja, esse é o tipo de frase infeliz, que ninguém gostaria de ouvir, afinal, não tem nada mais maravilhoso do que ser mãe de gêmeos!

3) São idênticos? (eu tenho um casal)
Essa é uma pergunta que ouço muito. Um casal de gêmeos, porém, jamais pode ser idêntico! Afinal, os sexos dos dois bebês já são diferentes, certo? #ficaadica

“Os gêmeos não-idênticos são formados pela fecundação de dois óvulos por dois espermatozóides. Na verdade, podem ou não ter o mesmo sexo e equivalem a duas gestações que se desenvolvem ao mesmo tempo e no mesmo ambiente. Já os univitelinos ou idênticos formam-se quando um único óvulo, fecundado por um só espermatozóide, sofre posteriormente uma divisão. Logo, gêmeos idênticos têm necessariamente mesma carga genética e mesmo sexo”, diz Drauzio Varela.

4) Eles vão nascer prematuros?
É mais comum, porém não é uma regra. Estudos dizem que em 55,5% das gestações de múltiplos, os bebês nascem antes das 36 semanas e são considerados prematuros. A probabilidade de gêmeos nascerem prematuros é realmente bem maior do que em gestações de um único bebê, mas, a maioria das mães de gêmeos que conheço não tiveram parto antes da hora. Meus filhos nasceram de 32 semanas e ficaram um tempinho na UTI Neonatal para ganhar peso e se desenvolverem. A boa notícia é que os avanços da medicina neonatal estão cada vez melhores e a perspectiva de vida de um prematuro é altíssima!

5) Dá muito trabalho?
Não, imagina… É tranquilo! Tenho muito tempo livre… rsrsrs! Realmente, o trabalho é enorme. Cada recém-nascido tem, em média, 8 trocas de fraldas por dia, ou seja, pelo menos 16 vezes no seu dia você vai fazer isso. Fora dar de mamar, fazer arrotar, dar banho… Tudo em dobro! Mas, a recompensa é muito maior! Não tem preço ver seus filhos crescendo ao mesmo tempo, porém de maneiras diferentes!

6) Quando um fica doente, o outro pega?
Não necessariamente! Claro que eles estão mais aptos a isso, mas não é uma regra! Aqui em casa, o meu filho fica muito mais doentinho do que minha filha. Mas, já ocorreu também, dela pegar uma megavirose e ele, nem sinal! Isso porque trocam de chupetas um para a boca do outro o tempo todo, dormem no mesmo quarto e vivem grudados.

7) Você encerrou a fábrica, né?
Ainda não tenho essa resposta para dar! Não é porque a pessoa teve gêmeos que ela não poderá mais ter filhos! Estudos dizem que mães de múltiplos, principalmente do mesmo sexo, na maioria das vezes, esperam mais tempo para pensar em engravidar novamente, devido à grande demanda que os filhos dão. O espaço entre uma gravidez e outra aumenta, mas grande parte tem mais uma gravidez!

8) Nossa, eu admiro mães de gêmeos… Com um só já fico louca!
Fico louca, mas é uma loucura deliciosa! É impressionante como nos adaptamos a tudo! Praticamente todas as mães de gêmeos acham “simples” cuidar de um só, pois já estão acostumadas a fazer tudo dobrado! Só uma mãe de gêmeos sabe o trabalhão que eles dão, mas, também, as alegrias infinitas que eles nos oferecem a cada dia!

9) Eles dormem no mesmo quarto? Ouvi dizer que isso não é bom…
Oi???? A identidade de cada um não está relacionada ao lugar que eles dormem! Eles passaram a gestação inteira juntos! Os meus dormem no mesmo quarto e AMAM! Não tenho coragem de separá-los, acho que farei isso somente se eles me pedissem! É uma graça, ficam conversando no berço antes de dormirem, cantam, dão risada…

10) Como é ser mãe de gêmeos?
Ser mãe de gêmeos é cuidar de dois bebês ao mesmo tempo, é precisar de ajuda (pelo menos uma pessoa a mais) no começo, é ter dois bebês chorando ao mesmo tempo e se virar em duas para conseguir acalmá-los, é cortar 40 unhas por vez, trocar 480 fraldas por mês, é ter a casa cheia de brinquedos, é se esquematizar e planejar uma rotina que se adapte ao dois…

Só mãe de gêmeos sabe o que é ver dois bebês interagindo e brincando, o que é ter dois bebês a amando! Ser mãe de gêmeos é saber as diferenças e personalidades de cada um, apesar de terem nascido no mesmo dia, com poucos minutos de diferença. Ser mãe de gêmeos é saber como é possível dar amor, carinho e atenção para aqueles dois pequenos simultâneamente. Só mãe de gêmeos sabe o quanto é cansativo fisicamente e emocionalmente cuidar deles e não querer trocar isso por nada nesse mundo! Ser mãe de gêmeos é ter o privilégio de fazer parte de um mundo muito especial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário